Publicado el

Brasil ultrapassa EUA e se torna maior exportador de algodão do mundo

Um produto que impulsiona a indústria da moda. O Brasil se tornou o maior fornecedor de algodão do mundo após ultrapassar os EUA no ano passado. Entre 2020 e 2021, a produção da commodittie ficou em torno de 2,787 milhões de toneladas, com produção concentrada nos Estados de Mato Grosso e Bahia.

Resultados

O desempenho da safra 2023/2024 de algodão, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, elevou o Brasil ao posto de maior produtor do mundo. O país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos. Os EUA passam à quarta posição em produção, com 14 milhões de toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês).

Catalisado pela ApexBrasil

A partir de 2020, a conquista de novos mercados e consolidação dos já existentes ganhou novo impulso, com a criação do Projeto Cotton Brazil. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a ApexBrasil e a Abrapa, que representa os produtores, e a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), que representa os exportadores, e tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do MAPA.

Algodão na Paraíba

As pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão possibilitaram o aumento da produtividade da cultura em quase nove vezes, nas últimas décadas, promovendo o desenvolvimento rural sustentável dos agricultores familiares da Paraíba e de diversos estados brasileiros.

Produz

O estado produz algodão agroecológico e diversas espécies de algodão colorido, gerando oportunidades de negócios com empresas de outros países. O Grupo de Pesquisa do Semiárido da Embrapa Algodão, com sede em Campina Grande, produz tecnologias e executa programas de melhoramento genético das cadeias produtivas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal.

Criada

A Embrapa Algodão foi criada em 1975 e, já foram desenvolvidas 55 cultivares (sementes e mudas) dentro do Programa de Melhoria do Algodão.

25 anos do algodão colorido

Este ano está completando 25 anos do surgimento do algodão colorido ecologicamente correto desenvolvido pela Embrapa-CG. O Poder visitou a sede da empresa em Campina Grande, conversou com pesquisadores e alguns dos empreendedores da indústria têxtil. A matéria especial será publicada na próxima semana. (Severino Lopes)

 

Repost: https://www.opoder.com.br/noticias/21697/agronegocio-brasil-ultrapassa-eua-e-se-torna-maior-exportador-de-algodao-do-mundo